10 dicas para encontrar mais equilíbrio entre saúde e trabalho

As jornadas de trabalho, o estresse do dia a dia, as horas no trânsito e tantos outros incômodos da nossa rotina, são empecilhos para mantermos o equilíbrio entre saúde e trabalho.

O pouco tempo para se cuidar e a rotina atarefada fazem com que muitas pessoas percam a produtividade e elevem seus níveis de estresse, ansiedade e outros sintomas. Se você se identifica com esse quadro, conheça algumas dicas para mudar de vida hoje mesmo!

1. Faça pausas durante o expediente

Ficar horas na mesma posição ou em alto nível de concentração acaba deixando a tensão lá em cima. Por isso, é importante que você faça algumas pausas para respirar, beber uma água, esticar o corpo e se distrair. Isso faz bem para a sua postura corporal e ainda ajuda o seu cérebro a recuperar as energias para ser ainda mais produtivo quando voltar.

2. Organize sua rotina de trabalho

Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas tente planejar o seu dia. Trace um caminho para percorrer naquele dia em especial ou naquela semana e faça de tudo para cumpri-lo. Isso vai lhe ajudar a realizar suas atividades com mais atenção, entregar tarefas dentro dos prazos e ainda aliviar o estresse com atribuições que surgem de repente. Se elas surgirem, veja como é possível encaixar e selecione qual das tarefas pode ser transferida para outro dia.

3. Foque na solução, não no problema

De nada adianta ficar sofrendo por conta de algum problema que tenha surgido. Eles aparecem o tempo todo e vão fazer você perder tempo. É melhor que você gaste as suas energias tentando resolvê-los nas ocasiões em que eles se manifestam. Afinal, já aconteceram.

Não assuma como seu o erro dos outros, saiba dizer não quando uma atribuição ou cobrança não lhe couber. Sempre com respeito, é claro. Mas valorize seu emocional, assim você se priva de situações desagradáveis e para de procrastinar coisas solucionáveis.

4. Tenha um bom relacionamento com a equipe

Não tem nada mais agradável do que trabalhar com quem nós gostamos. O relacionamento entre os membros da equipe é fundamental para que a rotina seja mais leve, menos estressante e menos cansativa também.

Ter um relacionamento saudável com seus colegas torna possível aliviar a mente em conversas descontraídas com pessoas legais, sobre assuntos que não tratem, necessariamente, de trabalho. Além disso, é muito mais fácil resolver questões corporativas quando se tem afinidade com quem está no outro lado.

5. Alimente-se corretamente

Investir em alimentos naturais, saudáveis e de grande carga nutritiva só tem a ajudar na sua relação entre saúde e trabalho. Uma alimentação adequada mantém suas taxas de colesterol, glicemia, triglicérides, etc, num bom nível e, além disso, é responsável por proporcionar mais disposição, concentração e sensação de bem-estar. Todos esses benefícios vão lhe permitir uma jornada de trabalho mais agradável, você vai ver!

6. Pratique atividades físicas

É importante que você reserve um tempo para praticar atividades físicas. Sejam elas de musculação, aeróbicas ou, até mesmo, artes marciais. Qualquer tipo de prática esportiva é bem-vinda.

Procure algo que você goste e se dedique. Uma rotina frequente de exercícios é capaz de elevar sua autoestima, pois libera o hormônio do prazer, a endorfina, além de deixar o corpo em forma e contribuir para a manutenção da sua saúde.

7. Valorize o seu sono

Para conquistar o equilíbrio entre saúde e trabalho é essencial que você valorize o seu sono. Isso porque esse tempo de descanso é o de maior importância para o seu corpo como um todo, fisicamente e emocionalmente.

Durante as horas de sono, seu organismo se recupera de todas as situações que enfrentou durante o dia e se reconstrói para o dia seguinte. Uma noite mal dormida atrapalha a produtividade, a concentração e pode gerar ainda mais estresse.

8. Hidrate-se durante todo o dia

Não há nenhum alimento que se compare a água. Por isso, nem precisamos dizer que ela tem uma importância fundamental no seu dia a dia, não é?

Deixar uma garrafa de água ao lado do seu computador durante o dia, por exemplo, vai fazer com que de tempos em tempos você beba um pouco e hidrate-se de forma adequada. Um corpo hidratado proporciona resultados para saúde e trabalho, aumentando a disposição e energia para o dia.

9. Não trabalhe nos dias de folga

Sejam suas folgas no fim de semana ou não, elas, definitivamente, não foram feitas para que você trabalhe. Com isso, queremos dizer que suas tarefas e preocupações do trabalho devem ficar por lá e não podem ser levadas para a sua casa.

O seu cérebro, e o seu corpo também, precisam de um tempo para pensar em outra coisa, recuperar as energias e relaxar. Sem isso, você não vai conseguir se desligar completamente e não aproveitará sua folga como deveria.

10. Reserve um tempo para lazer

Por falar nisso, o equilíbrio entre saúde e trabalho também depende de um período de lazer, seja sozinho ou acompanhado. Por isso, reserve um tempo só seu, para passear, ir ao cinema, visitar amigos e dar boas risadas.

Essas são as nossas dicas. Com elas, você poderá ter equilíbrio tanto na vida profissional, quanto na pessoal também, em casa, com a família, na faculdade ou onde for.

O que algumas pessoas ignoram, e que é um fator determinante para manter a saúde física e mental, é que a sua dedicação completa dentro do ambiente de trabalho também depende de como você leva a sua vida fora dele. Afinal, sendo você uma única pessoa com diferentes atividades, é claro que umas afetam outras. .

Viu só? Todas as dicas que apresentamos aqui são possíveis e fáceis de aplicar. Basta que você tenha força de vontade e coragem para dar o primeiro passo que o restante acontece naturalmente.

Agora que você já sabe como conquistar o equilíbrio entre saúde e trabalho, está na hora de começar. Para ajudar, salve essas dicas e consulte-as sempre que necessário. E, se você gostou do conteúdo, curta a nossa página no Facebook e depois compartilhe as informações com seus amigos!

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (1)

  1. sm diças legais e boas graças a deus eu vivo sorrindo e laboro çom alegria

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