6 dicas de organização do tempo para melhorar sua rotina

Em uma rotina cada vez mais atarefada e exigente, surge a necessidade de encontrar dicas de organização do tempo. Desta forma, torna-se possível cumprir todas as demandas diárias, sem perder de vista a qualidade de vida e o precioso tempo de descanso. 

Com a mudança de pequenos hábitos, é possível gerenciar melhor o tempo, a fim de encontrar um equilíbrio entre o corpo e a mente e, até mesmo, entre vida pessoal e profissional.

Não é necessário se sobrecarregar para conseguir cumprir todas as atividades que você se propôs a fazer e é possível, sim, se livrar do estresse enquanto trabalha. Quer saber como? Então confira essas 6 dicas infalíveis e se torne uma pessoa melhor e mais disciplinada:

1. Faça um planejamento

Os planejamentos são fundamentais para otimizar o tempo e melhorar a qualidade de vida. Por mais inconstante que seja a sua rotina, sempre é possível pensar naquilo que precisa ser feito ao longo do dia, da semana ou do mês, mesmo que isso seja pensado de forma mais genérica. 

Pensar com antecedência nas tarefas a serem executadas ajuda a diminuir o estresse, reduz os imprevistos e melhora a rotina, tornando-a mais dinâmica e organizada. Com um planejamento fica mais fácil administrar seus afazeres para não perder prazos importantes.

Lembre-se dos prazos que precisam ser cumpridos e das tarefas urgentes e importantes, tomando nota daquilo que é prioridade. Dessa forma, você pode dividir o tempo com mais calma e objetividade.

2. Use e abuse de listas

Fazer listas é uma das dicas de organização do tempo mais valiosas, ideal para quem deseja melhorar a  sua rotina.

Em um mundo em que precisamos realizar cada vez mais tarefas simultâneas, é preciso saber o que deve ser feito ao longo do dia, para evitar esquecimentos e aumentar a produtividade, sem a geração de estresse.

Faça listas diárias, de acordo com o que você precisa fazer em determinada data, e vá riscando as tarefas cumpridas ao longo do dia. Essa é uma excelente forma de organizar os afazeres. Assim, você não se esquece de nada importante e se sente motivado com a certeza de que as tarefas foram cumpridas.

Nessas horas, uma agenda é um tesouro. Use-a para fazer suas listas de acordo com a prioridade de cada tarefa e leve a agenda com você para tê-la sempre à mão. Você perceberá que está produzindo mais, que tem mais controle do que precisa fazer e que seu tempo está sendo administrado melhor. 

3. Organize seu ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho organizado é o primeiro passo para realizar as tarefas com mais tranquilidade e eficiência. Além de diminuir as distrações visuais, uma mesa de trabalho limpa e com pouca informação te ajuda a focar mais naquilo que exige sua atenção contínua.

Um ambiente organizado também evita perdas de documentos, de materiais de escritório ou de qualquer outro objeto que se faça necessário enquanto você trabalha, ajudando você a poupar tempo e esforço. 

Caso você precise fazer anotações constantes, uma boa dica é procurar aplicativos online que permitam notas e notificações com lembretes e alarmes. Assim, você evita o desperdício, além de diminuir a quantidade de papéis soltos pela mesa.

4. Saiba delegar tarefas

Abraçar todas as oportunidades que surgem pode parecer estimulante, mas acaba sendo extremamente cansativo também.

Por mais tentador que seja fazer sempre algo relacionado ao trabalho, a fim de se destacar, por exemplo, é importante entender que um grande número de tarefas não significa sucesso. Isso porque, quando se tem muito para fazer, você pode acabar deixando de lado outros afazeres ou não se dedicando tanto quanto deveria.

Entenda seus limites, tenha consciência de que não é possível fazer tudo e que não existe nada de errado nisso. Querer se exceder e realizar muitas tarefas ao mesmo tempo pode prejudicar a qualidade do seu trabalho, além de aumentar o nível de estresse.

Não tenha receio de procurar ajuda quando precisar, seja a ajuda de um amigo ou a de um colega de trabalho. Deixe que outra pessoa auxilie você, o favor poderá ser retribuído algum dia. 

5. Sempre termine seus afazeres

Siga o ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Tarefas se acumulam facilmente e, quanto mais você procrastinar, maior será a quantidade de coisas que você terá para fazer em um tempo cada vez mais enxuto.

Caso você tenha muitos trabalhos que precisam ser feitos, tente dividir o tempo em intervalos de 20 minutos para cada tarefa. Dessa forma, você administra melhor seu tempo e consegue visualizar seu ritmo de produção com mais clareza.

Por mais cansativa e desgastante que seja alguma obrigação, não a deixe pela metade. Faça pequenas pausas ou comece a fazer outra tarefa para descansar a mente daquele conteúdo, mas depois volte e termine o trabalho. Caso você deixe para concluí-lo em outro momento, a tendência é que seja mais difícil se concentrar e encontrar motivação.

6. Entenda a importância do tempo livre

De nada adianta tentar ser extremamente produtivo, se isso significa não dedicar um tempo para você mesmo. Reservar um tempo livre é essencial para assegurar a sua saúde mental e estabilidade emocional, pois evita que você fique sobrecarregado com as obrigações do dia a dia.

Designe um tempo para se dedicar a algum hobby, leia um livro, assista a algum vídeo que te agrade, faça atividades físicas que trabalhem o corpo e estimulem a mente. Praticar algum tipo de arte marcial, por exemplo, garante que seu corpo se mantenha em forma ao mesmo tempo em que você cuida da sua mente. 

Essa dica pode parecer apenas um item a mais nas suas tarefas diárias, mas reflete positivamente na sua produtividade e na sua qualidade de vida. Isso porque exercícios físicos são responsáveis por aliviar os níveis de estresse, aumentar a autoestima e promover o bem-estar.  É um tempo dedicado a você mesmo que só trará benefícios.

Viu como algumas dicas de organização do tempo podem te ajudar a melhorar a rotina, mantendo a produtividade constante, sem deixar de lado o tempo destinado ao lazer e ao descanso? Com um planejamento diário, é possível atingir seus objetivos, sem prejudicar a sua saúde mental e emocional.

Gostou do post? Então confira 10 dicas para encontrar mais equilíbrio entre saúde e trabalho e melhore ainda mais a sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This