Atividades em família: 9 exercícios físicos para fazer juntos

Separar um tempo do seu dia para estar com os familiares é fundamental para garantir a união e alimentar o companheirismo e a parceria entre todos os envolvidos. Se esse tempo for usado para realizar atividades em família, melhor ainda. A prática de exercícios traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente e, quando realizada em grupo, fica mais divertida.

Se você está procurando algum tipo de atividade para envolver pais e filhos, esse é o artigo perfeito! Aqui, vamos listar alguns esportes que podem ser praticados juntos, promovendo a saúde e um tempo de qualidade em família. Continue a leitura e escolha uma modalidade!

1. Kung Fu

Quem disse que artes marciais não podem ser praticadas em família? O Kung Fu é uma modalidade milenar que vai muito além da prática física. Além de proporcionar todos os benefícios que um exercício traz, a atividade também ensina algumas lições importantes de disciplina, autocontrole, não violência e respeito ao próximo.

O Kung Fu é excelente para qualquer idade e, para as crianças, é ainda melhor, já que os pequenos podem aprender a importância de ser disciplinado e de ter controle nos momentos certos, levando essas lições por toda a vida.

2. Futebol

Unir a família toda e formar um time com os vizinhos ou primos pode ser uma excelente prática para passar um tempo juntos, se divertir e ainda se exercitar. Reserve a quadra do prédio ou alugue uma, semanalmente, e chame todos para participarem.

O futebol é ótimo para aumentar a capacidade cardiorrespiratória, promovendo maior resistência física, além de fortalecer os músculos e ajudar na coordenação motora.

3. Caminhada

A caminhada é um excelente exercício físico, já que é leve o suficiente para não forçar o corpo de quem está começando a praticar uma atividade. Por isso, todos podem participar: desde as crianças até os avós, proporcionando um momento de descontração e união com a família toda.

Caminhar movimenta todos os músculos, ajudando na circulação sanguínea, aumentando a capacidade cardiorrespiratória e a resistência física. É importante começar devagar e aumentar o ritmo conforme seu corpo aguenta.

4. Corrida

Para quem já caminha e quer alcançar novas metas, a corrida pode ser uma excelente aliada da família toda. Pais, mães e filhos podem se unir para correr juntos, participar de provas e incentivarem uns aos outros a treinar.

Antes de correr, é importante ficar atento à saúde de todos os membros da família. Passe por um cardiologista, realize exames e comece aos poucos, respeitando o tempo de cada um. Assim, você terá uma família corredora e muito saudável para superar vários quilômetros nas pistas, juntos!

5. Natação

Outro exercício considerado completo é a natação. Nela, os praticantes trabalham o aumento do condicionamento físico, além de treinar a respiração, melhorando problemas como rinites, bronquites, asma e sinusites.

Para os pequenos, a natação é excelente para trazer consciência corporal e aguçar a coordenação motora. Por isso, pais e mães de bebês já podem começar a praticar as aulas junto aos seus filhos.

Para quem tem crianças maiores, vale a pena participar das aulas com as crianças ou, se não for permitido, levá-las ao clube ou à piscina do condomínio para fazer alguns exercícios e nadar um pouco.

6. Vôlei de praia

Quer coisa melhor do que estar em família, aproveitando o sol da praia e praticando um bom exercício físico? Quem mora na praia, ou a visita com frequência, já pode providenciar uma rede de vôlei e começar a jogar! Duas pessoas para cada time já é o suficiente, mas, se sua família for grande, não há nenhum problema em aumentar os times.

Se você não tiver acesso fácil à praia, é possível fazer uma versão do vôlei na piscina. Que tal chamar os filhos e os sobrinhos para uma partida refrescante em dias de sol?

7. Tênis

O tênis é um esporte completo e que pode ser praticado por toda a família, já que existem versões para se jogar em duplas ou com uma pessoa em cada lado da rede. O esporte ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, melhora a resistência física e aumenta a força muscular dos braços e das pernas, já que ambos estão sempre em movimento, correndo e acertando a bolinha com a raquete.

Algumas escolas oferecem aulas para pais e filhos, juntos, mas você também pode praticar o esporte por conta própria na quadra do seu prédio ou no clube, com a família toda.

8. Passeios de bicicleta

Toda criança adora andar de bicicleta e, quando tem a companhia dos pais e irmãos, o passeio fica ainda mais divertido. Por ser uma atividade aeróbica, pedalar ajuda no aumento da resistência física, reduz as chances de ter colesterol alto, melhora a postura e fortalece a região lombar, assim como os músculos das pernas.

Além disso, a bicicleta é um exercício muito versátil, já que, assim como a caminhada ou a corrida, pode ser praticado em muitos lugares: parques, clubes, praias e até na rua. Porém, para esta última, é preciso estar atendo para manter todos dentro da ciclofaixa.

Para praticar esse esporte, basta que todos tenham suas bicicletas e os acessórios de segurança, como joelheiras, cotoveleiras, capacete, um bom tênis e roupas específicas que refletem com os faróis dos carros.

9. Danças

Movimentar o corpo faz bem também para a mente e a dança é a maior prova disso. Seja por meio dos videogames modernos que captam os movimentos e ensinam as coreografias ou sejam aulas de dança em grupo, essa é uma modalidade que pode ser praticada por todos e a diversão é garantida.

Convide seus filhos para uma maratona de dança e aproveite para queimar algumas calorias, fortalecer os músculos e aguçar a coordenação motora.

As atividades em família são muito mais divertidas, já que todos podem realizá-las no seu tempo, sem cobranças e com bastante incentivo. Além disso, criar o hábito de fazer um exercício regularmente desde cedo nas crianças ajuda a transformá-las em adultos mais saudáveis e bem-dispostos.

E então, pronto para escolher um esporte para praticar em família? Se você gostou das nossas dicas de hoje e quer ficar sempre por dentro de informações sobre esportes e atividade física, assine nossa newsletter e receba todas as novidades por e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This