Como sair do sedentarismo? Veja 8 dicas para conseguir!

O sedentarismo é a ausência de atividades físicas na vida de uma pessoa, sendo um problema que tem atingido boa parte da população mundial em tempos de facilidades como smartphones e outros recursos eletrônicos.

Se antes era preciso fazer um mínimo de esforço para exercer determinadas atividades, hoje já é possível ter acesso a inúmeros benefícios sem sair de casa. Resultado: as pessoas tendem a se movimentar menos, correndo riscos como o aparecimento de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, entre outras.

Entretanto, não é preciso abrir mão das vantagens que o mundo moderno oferece para melhorar a qualidade da sua saúde, desde que você reveja seus hábitos e tenha uma vida equilibrada. Quer saber como sair do sedentarismo? Então acompanhe o texto.

1. Encontre uma prática com a qual você se identifique

Antes de começar a praticar atividades físicas vale fazer uma reflexão para identificar o tipo de atividade que pode lhe dar prazer.

Isso é muito importante, pois quando você pratica algo com motivação, a tendência é que dê continuidade à prática ao longo dos meses e evolua. Do contrário, é natural que você desista cedo.

Sendo assim, pense nas atividades que já fez ao longo da vida e tente se encaixar na que mais tem a ver com o seu perfil. Considere opções como futebol, natação e artes marciais.

2. Inclua exercícios aos poucos no seu cotidiano

Tenha calma. Você não vai virar um atleta da noite para o dia. Ainda mais se tiver hábitos sedentários. É natural que o corpo precise de um tempo de adaptação até conseguir fazer os exercícios da maneira ideal. Por isso, respeite o próprio limite, indo devagar, sempre com cuidado.

Isso não quer dizer que você não deva progredir. O progresso tem a ver com o aumento da carga assim que o seu corpo demonstrar sinais de conforto com determinada rotina. Ele também é importante e deve ser buscado ao longo dos dias.

3. Procure acompanhamento profissional

Mas, então, como fazer para respeitar os limites e ao mesmo tempo progredir nas atividades? Essa resposta quem vai dar a você é o profissional especializado na sua atividade física.

É por isso que ele é tão importante. A experiência dele é que garantirá a você começar bem as suas atividades e evoluir na medida certa, da maneira como seu corpo precisa para abandonar o sedentarismo e responder aos estímulos da nova rotina.

Esse aspecto é fundamental. Tenha ao seu lado alguém que realmente entenda do assunto para lhe ajudar.

4. Procure incluir a caminhada na sua rotina

Sem tempo para praticar esportes? Então experimente começar a se exercitar com a caminhada. Ela pode ser incluída na sua rotina com certa facilidade.

Tente ir e voltar a pé do serviço, por exemplo. Mora muito longe da empresa? Então experimente descer do ônibus sempre um ou dois pontos antes do que costuma e vá caminhando até o seu destino. Encontre um estacionamento mais distante se for de carro. Sempre existe uma maneira de caminhar. Basta querer.

É importante destacar que o ideal é que a caminhada seja feita de maneira confortável, ou seja, quando você usa tênis e roupas específicas. Evite essa atividade caso você tenha de carregar pesos como bolsas e malas ou tenha de usar saltos e roupas desconfortáveis para a prática. É importante evitar problemas como o de coluna, por exemplo.

5. Encontre o seu horário

Na falta de horários no dia a dia, uma solução pode ser criar horários alternativos para a prática da atividade. Acorde mais cedo se for o caso. Tirando ao menos uma hora para trabalhar seu corpo, você pode ganhar energia e, assim, ter maior motivação para desempenhar suas atividades ao longo da jornada de trabalho.

Especialistas costumam afirmar que realizar atividade física com frequência é uma forma de melhorar a produtividade nas empresas. Por isso, procure inserir essa prática, de preferência nas suas manhãs, e melhorar a sua qualidade de vida. Além de tirar você do sedentarismo, isso pode ser útil também para que você comece a ver o mundo com alto astral.

6. Tenha um parceiro ao seu lado

Se você tem dificuldades para começar a praticar exercícios, uma boa dica é contar com a ajuda de outra pessoa na mesma situação. Acredite: isso costuma ajudar. Um parceiro de treinos pode estimular você na mesma proporção em que você o estimula a começar a se envolver mais com os exercícios.

Além disso, quando você cria uma obrigação com outra pessoa, fica mais difícil procrastinar, permitindo que você prossiga mudando o seu hábito de ser sedentário com maior disciplina.

Sendo assim, consulte as pessoas mais próximas e veja se elas não aceitam começar a praticar alguma atividade com você. Isso certamente será bom para ambos.

7. Crie um ambiente que estimule o movimento

Pensando em formas de mudar seus hábitos, você pode começar dentro de casa. Muitas vezes, sem pensar na própria saúde, as pessoas costumam criar facilidades que podem ser prejudiciais. Isso acontece, por exemplo, quando você tem um frigobar dentro do quarto e precisa somente esticar o braço para pegar o que deseja.

Da mesma forma, ter TV no quarto e, pior, deixar o controle remoto ao lado da cama, também podem tornar você uma pessoa com hábitos sedentários.

Por isso, considere rever essa parte da sua vida. Dar prioridade para assistir TV na sala faz com que você tenha de se levantar e ir até outro ambiente. Evitar deixar comidas e bebidas no quarto também é algo que ajuda você a se mexer um pouco mais dentro do próprio lar. Acredite. Isso é muito importante.

8. Cuide de sua alimentação

Dependendo do que você come e como come, ficará ainda mais difícil começar a se exercitar. Alimentos gordurosos e pesados ingeridos sem critério podem fazer com que você se sinta desconfortável para praticar atividades físicas como lutas, por exemplo.

Sendo assim, procure fazer uma alimentação balanceada, dando preferência a alimentos leves e saudáveis, como frutas e cereais, e mantenha ao menos 1 hora de jejum antes de partir para os exercícios.

Procure saber que tipo de comida é mais recomendada para o seu caso em específico e comece a se mexer o quanto antes.

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Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

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