Como ser mais disciplinado? Está tudo no hábito

A disciplina pode ser o diferencial que você procura não somente para começar a praticar uma atividade física, mas também para ter benefícios na sua vida como um todo. É por meio dela que pessoas conseguem se aperfeiçoar naquilo que fazem, chegando cada vez mais longe.

E não é assim tão difícil se tornar uma pessoa disciplinada. Basta acreditar numa mudança de hábitos para encontrar o equilíbrio. Acha difícil? Então confira nossas dicas sobre como ser mais disciplinado e passe a ver o mundo com outros olhos.

1. Comece a agir

Se você já teve a iniciativa de mudar um hábito para melhorar sua vida, como começar a prática de esportes, mas na hora “H” ficou inseguro, saiba que isso é normal. Comportamentos ligados a emoções e memórias têm origem numa área de nosso cérebro (gânglios basais), enquanto as decisões lógicas acontecem em outra área (no córtex pré-frontal), mais ligada à racionalidade.

Um hábito é um comportamento inconsciente, que acontece quando nós paramos de raciocinar antes de agir, dando origem ao famoso piloto automático.

Isso significa que, nessas situações, mesmo quando tentamos mudar, o nosso cérebro entende como se algo de errado estivesse sendo feito, pois ele está acostumado com a ação contrária. Resultado: ele te trava.

É por isso que você precisa começar a agir e não pode desistir, mesmo que alguma coisa te diga que não está fazendo certo — evidentemente, desde que existam motivos racionais para a mudança.

2. Estabeleça metas

Não faça as coisas aleatoriamente. Procure ter sempre objetivos para alcançar. Isso faz com que, mesmo em momentos em que as energias não são tão grandes, você tenha como se fortalecer e seguir em frente para conquistar seus êxitos.

Pensar nos benefícios de uma ação pode ser o diferencial entre alguém que se move para fazer o que precisa e alguém que fica parado. Quando você cria o hábito de trabalhar com metas, consegue se planejar melhor para suas ações e assim ter mais chances de sucesso.

3. Elimine as distrações

Correr atrás de objetivos exige foco. Sua mente precisa estar concentrada na atividade em questão para que ela seja exercida com o máximo de energia possível.

Você é aquele tipo de pessoa que gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo? Assiste à novela enquanto mexe no smartphone e conversa com alguém ao seu lado? Experimente mudar isso e se acostumar a ser alguém que faz uma coisa de cada vez com o máximo de atenção.

Elimine distrações, coisas que em nada acrescentam àquilo que você deve fazer. Comece a criar métodos como realizar pequenas pausas para descansar depois de um certo tempo fazendo alguma coisa. Isso aumenta o seu nível de concentração e, tornado um hábito, faz com que você seja mais disciplinado.

4. Seja realista

Ao procurar alcançar uma meta, é preciso que ela seja realista — do contrário, você pode se frustrar e criar um fator limitante em sua mente.

Isso é ainda mais relevante para pessoas que têm o histórico de ter abandonado projetos. Para lidar com esse problema, a dica é começar devagar e ir aumentando seus objetivos com o tempo. Assim, a cada novo êxito, você fica mais perto de alcançar seu objetivo final, em vez de apostar todas as fichas numa mudança de hábitos radical que tem tudo para dar errado.

Quer estudar para um concurso público? Então comece reservando quinze minutos para retomar as matérias que considerava mais fáceis no tempo de escola. Aumente esse tempo progressivamente até chegar a períodos maiores estudando temas mais espinhosos.

Faça isso com diferentes áreas da sua vida. Se quiser começar a correr, comece com 500 metros, depois 1 km. Em pouco tempo você terá reunido forças para ir ainda mais longe.

5. Mentalize

Antes de começar, pense no que vai fazer. Isso ajuda você a se preparar psicologicamente para agir. Quando você visualiza suas ações futuras, acaba condicionando o seu cérebro a conseguir fazer aquilo. A ideia é se sentir como alguém capaz de executar determinada tarefa antes mesmo de partir para ela.

É aquele sentimento que você tem quando está acostumado a realizar a mesma ação milhares de vezes. Em casos assim, mesmo quando a pessoa está pouco preparada ou com algum problema, ela está tão confiante no sucesso de sua ação, que consegue o que precisa.

Isso tem a ver com a autoconfiança, fundamental para que qualquer atividade seja feita com sucesso. Mentalizar a realização da sua meta é uma maneira de condicionar a sua mente para viver algo da maneira ideal.

6. Trabalhe com recompensas

Uma boa maneira de transformar um comportamento em hábito é criando pequenas recompensas para cada avanço que você fizer. Assim, você pode usar algo de que gosta para premiar seus êxitos no dia a dia.

Conseguiu ficar um dia sem fumar? Ótimo. Então, como prêmio, você pode se dar ao luxo de assistir àquele filme que tanto queria no cinema. Terminou de ler o livro que queria exatamente da maneira como planejou? Então comemore indo ao estádio ver o jogo do seu time.

São pequenas situações que dependem do seu gosto pessoal, mas que podem fazer a diferença ao dar a você, e ao seu cérebro, a noção exata de que, ao concluir suas tarefas, surgirão benefícios.

7. Cuide da sua alimentação

Um dos problemas que podem estar afetando a sua capacidade de se disciplinar é uma alimentação desregrada.

Quando isso acontece, além de não ter energia para fazer exercícios de maneira adequada, você pode se ver diante de situações ainda mais complicadas, como a dificuldade de tomar decisões em função de uma baixa quantidade de açúcar no sangue, irritação por conta da fome e até mesmo aquele mal-estar que surge quando você come além da conta e não consegue realizar atividades físicas corretamente.

A alimentação equilibrada é importante, pois é ela quem garante que o seu organismo absorverá os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, cuidando tanto da parte física quanto mental.

Comece a colocar essas dicas em prática e tenha hábitos capazes de transformar sua rotina daqui em diante.

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Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

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