Entenda a importância de criar hábitos saudáveis

Incorporar hábitos saudáveis na rotina vai muito além de mudar a alimentação e praticar atividades físicas, apesar de esses dois fatores serem muito importantes para manter o organismo funcionado perfeitamente.

Cuidar do corpo e da mente exige um conjunto de hábitos que devem ser incorporados na rotina se você quiser ter mais qualidade de vida e se sentir mais disposto. Cuidar dessa rotina para que sua vida seja equilibrada é extremamente importante para mantê-la saudável e feliz.

Hoje, você vai acompanhar algumas dicas sobre hábitos saudáveis e como incorporá-los em seu dia a dia, além de saber por que eles são importantes para sua saúde. Acompanhe!

1. Alimentos variados nutrem o corpo

Um cardápio nutritivo implica em diversificar os alimentos e variá-los dentro do prato. Misture folhas de cor verde-escuro, que têm altas quantidades de vitaminas A, C e K e muitos outros nutrientes, com legumes coloridos, como vegetais, berinjela, abobrinha, cebola, pimentão e outros.

Essa variação de alimentos traz maior diversidade de nutrientes no organismo, conseguindo assim obter mais saúde, menos deficit de vitaminas e minerais e muito mais disposição.

2. A água transporta os nutrientes

Consumir fibras, vitaminas e nutrientes através de alimentos frescos e naturais é uma excelente maneira de manter o corpo saudável e funcionando bem. Porém, beber bastante água é fundamental para que todos esses nutrientes cumpram suas funções em seu organismo.

A água é o principal ingrediente do corpo e trabalha transportando esses nutrientes e ajudando a eliminar, por meio da urina, substâncias que estão em excesso, além também de colaborar com o bom funcionamento do intestino, eliminando aquela sensação de inchaço na região abdominal.

Há um cálculo simples para saber a quantidade de água que você precisa ingerir por dia: para cada quilo, conta-se 35ml do líquido. Ou seja, para saber a quantidade ideal para seu corpo, basta multiplicar seu peso por 35.

3. Exercícios regulares mantêm os músculos fortalecidos

Realizar exercícios de força como flexões e abdominais não são importantes apenas para manter o corpo no peso ideal. Ter músculos fortalecidos também protegem as articulações e os ossos, evitando problemas futuros, como a osteoporose.

O fortalecimento dos músculos traz benefícios em médio e longo prazo, já que ao longo dos anos a massa magra do ser humano diminui e começa uma sensação de fraqueza e sensibilidade. Para quem trabalha o corpo com atividades praticadas de duas a três vezes por semana, essa sensação é minimizada, prevenindo quedas e proporcionando melhor qualidade de vida.

4. A mente bem cuidada proporciona uma vida melhor

Muitas pessoas acham que o corpo bem cuidado é a chave para ter uma vida mais saudável e evitar diversos tipos de doença. Porém, apesar de o corpo realmente ser uma parte importante no processo da melhora da qualidade de vida, cuidar da mente é fundamental para que ele seja completo.

É importante dar valor para os sentimentos, observar seus pensamentos e procurar ajuda caso sinta uma tristeza permanente, falta de vontade para encarar o dia a dia e baixa autoestima. Hoje em dia, doenças como depressão, síndrome do pânico e crises de ansiedade são frequentes, mas têm cura. Basta procurar um tratamento adequado.

5. A disciplina acompanha os hábitos saudáveis

Ler tudo o que você pode fazer para deixar sua vida mais saudável pode parecer muito fácil. Mas colocar as dicas que você está lendo aqui em prática depende muito de disposição e disciplina.

Terão dias em que os horários ficarão apertados ou simplesmente chega aquela preguiça de fazer uma saladinha saudável ou ir à academia. Nesses dias, pense que tudo o que você está fazendo é para o bem do seu corpo e, quando perceber, tudo vai virar um hábito em sua vida e você até sentirá falta quando não puder realizar suas tarefas.

6. A persistência é trabalhada

Não é porque você comeu um doce ou deixou de ir para a academia um dia ou outro que sua saúde vai piorar. Continue comendo seu doce favorito, tomando um drink com os amigos e apreciando aquela macarronada aos domingos. O que não se deve fazer é transformar isso em um hábito, deixando assim as comidas mais gordurosas e com carboidratos para ocasiões especiais.

Seja persistente em adotar um estilo de vida saudável. Você vai perceber que, ao vencer dia a pós dia, sua autoestima começa a ficar mais elevada, você vai começar a acreditar mais em você mesmo e as coisas vão ficando mais fáceis.

7. Boas amizades mandam a depressão para longe

Estar rodeado de amigos, familiares e pessoas de bem com a vida ajudam muito a mandar os problemas da vida moderna, como depressão e ansiedade, para longe. Mantenha contato com pessoas em quem você pode se inspirar, sair para tomar um café e convidar para uma caminhada.

Cultive seus relacionamentos: tantos os familiares, quanto o amoroso e os de amizade. Assim, você tem sempre em quem confiar nos momentos mais difíceis.

8. O esquecimento do celular é importante

A internet e os smartphones são excelentes para se atualizar das notícias e manter contato com pessoas que você não vê frequentemente. Porém, é importante dosar o tempo que você gasta nesses aparelhos eletrônicos.

Dê preferência por encontrar os amigos pessoalmente, por terminar aquele projeto que está na cabeça há tempos ou por dar uma caminhada no parque, em vez de abrir as redes sociais a cada cinco minutos.

9. Dormir melhor dá mais disposição

Uma boa noite de sono é, sem dúvida, um dos hábitos saudáveis mais importantes para manter seu corpo funcionando bem durante o dia. É no sono que as células do seu organismo se restabelecem, que as memórias são armazenadas e que os tecidos se reconstroem.

Dormir de 6 a 8 horas por noite é o suficiente para conseguir todas essas benfeitorias. Não se esqueça de que o sono também deve ser de qualidade: acordar no meio da noite muitas vezes ou ter dificuldades para dormir pode indicar algum problema de saúde. Se isso estiver acontecendo com você, procure um médico.

Inserir hábitos saudáveis no seu dia a dia pode parecer um desafio em um primeiro momento. Porém, o segredo é ter paciência e dar um passo de cada vez, sempre com persistência e sem desanimar. E, se desanimar, retome as atividades assim que possível e foque em sua saúde.

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Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Comments (1)

  1. Excelente!! Acho que divulgar a prática esportiva e uma vida mais saudável una forma de tornar a vida das pessoas e as nossas, muito melhor!!

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