Kung Fu além do combate: descubra os principais benefícios

O Kung Fu não é somente uma técnica de defesa pessoal. Sua riqueza histórica foi criando e desenvolvendo lições que são exploradas na sua prática ao longo dos tempos. É claro que ele possui um apelo visual muito forte e fascinante, mas é na força mental que estão os principais atributos dessa arte marcial.

Os benefícios do Kung Fu são uma combinação de melhora física e mental que vão muito além do combate – apenas uma de suas finalidades.

Esse artigo é para você que quer conhecer um pouco mais sobre as formas de crescimento possíveis através da prática do Kung Fu. Acompanhe as dicas!

Benefícios físicos do Kung Fu

Estes são os principais benefícios do Kung Fu no âmbito físico:

  • aumento da força;
  • ganho de resistência;
  • melhora na coordenação motora e fortalecimento do core;
  • ganho de velocidade nos movimentos;
  • aceleração do emagrecimento;
  • melhora na respiração;
  • fortalecimento dos ossos;
  • evolução no condicionamento cardiovascular;
  • controle da pressão arterial e do colesterol.

É possível constatar que são inúmeros os benefícios que o Kung Fu traz para o corpo.

De absoluta importância para a saúde, principalmente a longo prazo, o fortalecimento dos ossos e articulações é uma das principais vantagens. Isso ocorre por ser uma modalidade capaz de desenvolver e manter a densidade óssea em ótimos níveis, controlando o nível de impacto nas articulações.

A prática associada a uma alimentação saudável e balanceada também potencializa o processo de emagrecimento, caso esse seja um dos objetivos. Mesmo no caso contrário, para quem precisa ganhar massa muscular, a atividade também é indicada. Ou seja, para perder, ganhar e até mesmo regular o peso, conte com o Kung Fu.

Normalmente, a parte física é explorada desde o aquecimento, passando pela intensidade de movimentos de acordo com o nível de cada praticante.

Por envolver o corpo todo nas suas movimentações, o Kung Fu tem a característica de fortalecer os grupos musculares, torneando gradativamente o corpo.

Outro benefício físico de muito valor é o trabalho de desenvolvimento corporal: há um aumento da compreensão, da noção e do senso espacial a partir da atividade. O alongamento e aprofundamento do equilíbrio e do balanço acometem num salto de qualidade quando o assunto é flexibilidade.

Numa combinação de beleza estética dos movimentos com os trunfos físicos, o Kung Fu aparece como um dos melhores exercícios físicos e lúdicos atualmente.

Reforçando, através de suas técnicas de treinamento, nada menos do que flexibilidade, coordenação, agilidade, velocidade, equilíbrio, resistência e força são melhorados e potencializados. Receita ideal para um corpo forte e saudável.

Benefícios mentais do Kung Fu

Por envolver socos, chutes, saltos e ampla repetição de exercícios que estimulam a força do praticante, a imagem do Kung Fu foi popularizada apenas nas vantagens físicas. Porém, os atributos mentais não devem ficar em segundo plano e também podem ser desenvolvidos através dessa arte marcial, sendo muitas vezes mais importantes.

Estes são os principais benefícios do Kung Fu no âmbito mental:

  • Estímulo do raciocínio lógico e do instinto;
  • Ganho de concentração e atenção;
  • Melhora na capacidade de reflexo;
  • Desenvolvimento do controle emocional e das ações;
  • Mais tranquilidade e serenidade;
  • Aprofundamento no autoconhecimento e no equilíbrio.

A estética da arte marcial é visualmente encantadora. No entanto, devemos levar em consideração a filosofia e a cultura dessa forma de arte, lembrando que se trata de um conhecimento acumulado ao longo de mais de mil anos de história.

Sustentando todo o trabalho físico duro que o Kung Fu pede se encontra, essencialmente, a disciplina. E é através dela que os demais ganhos mentais aparecem. Para as crianças e adolescentes, por exemplo, o respeito por uma autoridade – no caso o mentor ou o instrutor – é trabalhado em um ambiente muito propício.

São muitos os casos de mudança e transformação de comportamento de uma pessoa antes e depois de iniciar a prática. Se a expectativa inicial com o Kung Fu é brigar, logo na primeira aula essa energia é canalizada para respeito, disciplina e compaixão com os companheiros de turma.

Um aluno aplicado tem os seguintes preceitos para seguir: disciplina, paciência, perseverança, equilíbrio e busca pela perfeição. A motivação anda lado a lado com a ética e a filosofia milenar, tudo numa mesma medida. Só assim o desenvolvimento de virtudes caminhará bem.

A prática é capaz de aliviar o estresse físico e mental. Sua combinação ideal entre corpo e mente se dá através da melhora da autoconfiança e da autoestima do praticante.

O progresso e o processo de adquirir gosto pela história e detalhes da cultura chinesa causam melhoras manifestadas em todos os aspectos da vida. Bem-estar não tem preço!

Autodefesa e faixas etárias

Infelizmente, nossa sociedade nos coloca em situações de risco, uma hora ou outra. Somente as artes marciais possuem o benefício da defesa pessoal de uma forma orgânica.

Jovens e Adultos

O poder do Kung Fu é proporcionar essa habilidade de defesa, ao mesmo tempo em que trabalha a confiança e a disciplina, para que as técnicas tenham sucesso e sejam usadas em cenários estritamente necessários e não levianamente. Pela sua abrangência de técnicas, acaba sendo uma arte bastante prática e efetiva.

O Kung Fu pode ser procurado por um perfil  que é atraído pela ideia de combater o estresse do dia a dia. Seu ambiente é mais leve e capaz de expelir as tensões do cotidiano e oferecer lições de liderança, ética competitiva e melhora física de forma geral.

O aspecto constante do Kung Fu é ótimo para estimular o ritmo. Problemas de postura também são trabalhados, mantendo o corpo saudável. Claro, também garante uma habilidade de defesa muito útil em qualquer situação de vulnerabilidade ou mesmo agressão, situações que todos estamos propensos, principalmente as mulheres.

Crianças e adolescentes

Numa fase em que o corpo muda bastante, a compreensão corporal e os trabalhos de coordenação motora e equilíbrio são ótimos aliados. Isso, claro, sem falar das melhoras na disciplina e respeito ao próximo, citadas anteriormente.

Idosos

Para essa faixa etária, a prática é ótima para a manutenção de um bom vigor físico e da sensação de vitalidade através de um treinamento lúdico que estimula corpo e mente. O esporte é um aliado contra a osteoporose e melhora o equilíbrio, dando mais sustentação e firmeza contra acidentes mais comuns nesse grupo de pessoas.

É por isso que o Kung Fu é uma arte marcial completa e inclusiva, com todos os seus benefícios disponíveis para os mais variados tipos de pessoas, de todas as idades. Seja qual for o seu objetivo pessoal, a TSKF é capaz de oferecer um plano de treinamento baseado nos melhores valores que essa atividade milenar pode proporcionar.

Se ficou interessado pela prática, está na hora de considerar a inserção dos benefícios do Kung Fu em sua vida! Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais: quem sabe você não consegue garantir um parceiro de treino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This