Por que fazer esportes é tão importante?

Nunca se falou tanto em vida saudável e bem-estar como agora. Cada vez mais pessoas estão buscando alternativas para sair do sedentarismo, se divertir e manter a forma de um jeito natural e prazeroso. Escolher um esporte que agrade pode ser a solução para problemas que você talvez nem soubesse que tinha. E é a essa e mais dúvidas que vamos tratar neste post, por que fazer esportes é importante.

Praticar alguma atividade, por exemplo, é essencial para quem quer ter um corpo saudável e fugir da rotina.

Quer entender alguns dos principais benefícios de escolher uma modalidade esportiva para praticar? Então confira 8 benefícios.

1. Mantém a saúde

Muito mais do que ajudar a emagrecer, a prática de esportes trabalha o corpo de forma extremamente positiva. Os exercícios físicos são responsáveis por diminuir muito as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e ajuda a controlar aquelas doenças que você talvez seja propenso a ter.

Além disso, ao fazer algum esporte você ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar diabetes, a reduzir a pressão arterial, a diminuir o colesterol e a condicionar o sistema cardiorrespiratório.

Ou seja, mais do que perder peso, a prática esportiva ajuda a prevenir doenças e a manter o corpo saudável e ativo.

2. Reduz o estresse

Fazer algum esporte é uma iniciativa essencial para quem busca uma solução para reduzir o estresse. Isso porque a prática de exercícios físicos é responsável por liberar no corpo os famosos hormônios do prazer, como a endorfina.

Além disso, esportes divertem, diminuem a insônia e podem até mesmo ajudar a controlar a ansiedade. Isso reduz consideravelmente o estresse, promove o bem-estar e torna quem pratica uma pessoa naturalmente mais alegre.

3. Tem caráter social

Ao contrário da prática de exercícios físicos em academias tradicionais em que você trabalha seu corpo pensando apenas em resultados pessoais, os esportes asseguram um acompanhamento e crescimento coletivo já que, na maioria das vezes, são feitos em grupo.

Até mesmo artes marciais − o Kung Fu, por exemplo −, que se baseiam no combate entre dois indivíduos, trabalham o respeito com o outro. Esse esporte parte do entendimento de que, mesmo em uma competição, é preciso existir harmonia e compreensão de que todos têm seu próprio tempo.

Já em modalidades como o futebol, é impossível jogar sozinho. Você precisa trabalhar com o time para que o resultado seja positivo e para que você continue crescendo tanto dentro do esporte quanto como pessoa.

Resumindo, tanto em esportes em que você é seu próprio time e naqueles em que você precisa se encaixar em uma equipe, há convivência com pessoas diferentes, além da lida com limitações e potencialidades únicas. Em um esporte coletivo, você tem ainda a chance de fazer crescer sua rede social e conhecer mais pessoas que podem tornar seus dias melhores.

4. Equilibra corpo e mente

Esportes exigem que corpo e mente trabalhem juntos para assegurar resultados positivos e, muitas vezes, isso é feito de forma natural e espontânea. Um exemplo? As Artes marciais, que citamos acima, trabalham o corpo − uma vez que é a principal ferramenta de combate −, mas também exigem que a mente seja estimulada. Isso porque é preciso tentar entender o oponente, prever o que ele irá fazer e se preparar para se defender.

Além do mais, a prática esportiva pode diminuir a depressão e melhora consideravelmente o humor, o que acarreta em benefícios inegáveis à mente.

5. É inclusivo

Praticar esportes não é algo exclusivo de classe social ou biotipo. A prática de esportes é inclusiva já que todos podem participar, independe de idade, gênero ou condicionamento físico, e os resultados aparecem para todo mundo.

Seja crianças ou idoso, todos podem encontrar alguma modalidade esportiva que se ajuste às necessidades e gostos pessoais. Desde Kung Fu e boxe até badminton e futebol, são inúmeras as opções para escolher e todas são extremamente benéficas para o corpo e para a mente.

6. Melhora a autoestima

Quando se faz algum esporte de forma constante, é impossível não ver resultados positivos. Além de sentir os músculos mais fortes, o condicionamento físico aprimorado e uma sensação de bem estar cada vez maior, as modalidades esportivas permitem um crescimento na própria prática.

Cada vez que você treina, você adquire mais habilidade dentro do esporte e isso se mantém de forma crescente e contínua. Então, você passa a se sentir bem ao perceber que os movimentos ficam mais fluidos, que os resultados se tornam mais positivos, que você evoluiu e que só tende a continuar assim.

7. Melhora o condicionamento físico

Os esportes trabalham o corpo todo, o que, a médio e longo prazo, representa melhoras significativas em sua resistência e condicionamento físico, independentemente da modalidade escolhida.

A prática esportiva promove a flexibilidade, melhora a mobilidade e fortalece os músculos. Com o tempo e com a prática, você se sentirá mais disposto e apto para se exercitar e a atividade física vai ficando bem mais fácil e prazerosa.

E isso tudo é feito de forma natural, sem precisar levantar pesos e passar horas fazendo exercícios, o que, apesar de garantir resultados, não é muito divertido ou não se encaixa no seu perfil. Como são inúmeras as possibilidades de esportes, os benefícios podem vir de várias formas e se adequar aos seus objetivos.

8. Agita a rotina

A prática esportiva é uma alternativa incrível para quem sente o peso de uma rotina agitada e cansativa. Aqueles minutos dedicados a seu esporte favorito podem ser mais valiosos do que você imagina.

Mesmo que praticar um esporte faça parte da sua rotina, é importante ressaltar que algo novo sempre pode acontecer. Ainda mais se você pratica alguma modalidade em grupo. Você terá a sensação de que cada dia verá resultados diferentes, terá sensações diversas e sentirá o cansaço do dia a dia um pouco menos.

Viu só por que fazer esportes é importante? Aproveite essas dicas e cuide tanto do seu corpo, quanto da sua mente. Os benefícios vão muito além da perda de peso e podem ser vistos tanto na sua melhora de humor e autoestima, quanto na sua saúde e condicionamento físico.

E você? Pratica algum esporte ou tem vontade de praticar? Deixe um comentário aqui e compartilhe sua experiência!

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This