6 dicas infalíveis para você melhorar o condicionamento físico

A prática de exercícios físicos é de grande importância para a saúde do corpo e da mente. Para que você faça as suas atividades com pleno vigor, seu corpo deve estar preparado para o tipo e intensidade do treinamento. Desse modo, é necessário melhorar o condicionamento físico para que o organismo não sofra consequências desagradáveis.

Não importa se você vai correr uma maratona ou fazer uma caminhada: é fundamental que seu corpo esteja preparado para esses exercícios. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua performance.

Quer saber como atingir esse objetivo? Então, continue a leitura!

Importância do condicionamento físico para a saúde

A preocupação com o sedentarismo e a busca por uma qualidade de vida superior têm feito as pessoas cuidarem melhor da saúde. Desse modo, as atividades físicas são uma ótima opção para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável.

Da mesma forma, quem já faz algum esporte ou pratica exercícios regularmente tem se empenhado em melhorar o condicionamento físico. Afinal de contas, quanto mais resistente o corpo estiver, mais condições ele terá de apresentar bons resultados.

Manter um bom condicionamento físico é fundamental para a prática regular de atividades esportivas, que trazem uma série de benefícios, como:

  • facilita as tarefas do dia a dia;
  • previne dores musculares;
  • aumenta a força muscular;
  • melhora a resistência cardiovascular;
  • aumenta a flexibilidade etc.

Dicas para alcançar um bom condicionamento físico

Para obter o máximo aproveitamento, é fundamental ter disciplina e perseverança. A seguir, você pode conferir algumas dicas que, além de melhorar o condicionamento físico, vão deixar os treinos de Kung Fu mais proveitosos.

1. Exercite-se regularmente

Para aquirir bom preparo físico é preciso se exercitar progressivamente, já que o corpo precisa ser constantemente estimulado para atingir os resultados esperados.

Além da constância dos treinos, em cada etapa o exercício deve ser trabalhado de determinada forma, com repetições e intensidades definidas.

A frequência será estabelecida por um profissional de educação física, de acordo com a rotina e objetivo de cada pessoa. Em alguns casos, pode ser recomendada a prática diária. Já em outras situações, basta apenas alguns dias na semana para atingir a finalidade esperada.

2. Mude seus hábitos no dia a dia

O condicionamento físico não é aprimorado apenas com os exercícios. Alguns hábitos podem ajudar a atingir a condição física ideal de acordo com seus objetivos. Isso quer dizer que subir escadas, ao invés de usar o elevador, pode fazer uma grande diferença e aumentar a produtividade nos treinos.

Outros hábitos diários que contribuem para a melhora do condicionamento físico, são:

  • se for possível, ir para o trabalho ou para o treino de bicicleta ou a pé;
  • fazer uma caminhada;
  • levar o cachorro para passear;
  • substitua o açúcar pelo adoçante;
  • alongue-se regularmente;
  • deixar o carro de vez em quando na garagem.

3. Intercale treinos de força com cardiorrespiratórios

Uma coisa é certa: quem realiza o mesmo treinamento — com carga e intensidade iguais —, obterá sempre o mesmo rendimento. Isso significa que o condicionamento físico permanecerá o mesmo.

Sendo assim, é importante intercalar exercícios de força com cardiorrespiratórios. O primeiro tem a finalidade de fortalecer os músculos, tendões, articulações e ligamentos. Enquanto as atividades cardiorrespiratórias têm o objetivo de queimar calorias, por meio de exercícios de alta intensidade.

A combinação dos dois vai desenvolver, simultaneamente, a força e a agilidade. É exatamente por isso que a melhor opção é combinar os dois tipos de exercício para atingir o condicionamento físico ideal.

4. Descanse corretamente

O descanso depois de qualquer atividade física é muito importante. Quando o corpo não relaxa, não consegue aumentar o condicionamento físico. Isso acontece porque ele fica estático, criando uma sobrecarga de treinamento — overtraining —, que prejudica o desempenho.

Além disso, enquanto o corpo está em atividade, ele está em fase de catabolismo — quando ocorre o gasto de energia. Mas, quando ele está em descanso, ocorre o anabolismo, que é quando o corpo sintetiza a energia necessária para o funcionamento do organismo.

O tempo de repouso para a recuperação será determinado pelo tipo de atividade. Normalmente, a duração varia entre 24, 48 e 72 horas.

5. Alimente-se melhor

Uma alimentação balanceada garante que o corpo será nutrido de forma eficiente, evitando a fadiga e propiciando a correta reposição de energia. Isso otimiza bastante o período de recuperação do organismo entre um exercício e outro.

A alimentação pode atrapalhar ou ajudar a potencializar o treino. Se ela estiver incorreta, pode deixar o organismo fraco e indisposto.

Sendo assim, aposte em um cardápio equilibrado, de forma que carboidratos, proteínas, vitaminas e outros nutrientes estejam bem distribuídos. E evite frituras, comidas gordurosas, enlatados e processado: além de impedir que você melhore o condicionamento físico, eles aumentam o risco de doenças.

A seguir, você pode conferir algumas dicas para melhorar o condicionamento físico adotando hábitos alimentares melhores:

  • mantenha-se hidratado;
  • não pule as principais refeições;
  • tome um café da manhã reforçado;
  • não consuma alimentos pesados à noite;
  • evite tomar refrigerantes;
  • coma mais verduras, legumes e frutas.

6. Mantenha-se motivado

A motivação é como um combustível. Todas as dicas citadas até então só apresentarão resultados se a pessoa estiver motivada. Todo mundo sabe que nem sempre é fácil sair da zona de conforto e mudar hábitos.

Mas, se existir uma motivação suficientemente forte, fica mais fácil superar esses desafios e atingir o objetivo pretendido. O Kung Fu pode ser seu grande motivo, afinal de contas, seus treinos serão mais produtivos se seu corpo estiver bem condicionado.

Pessoas motivadas conseguem chegar mais longe em qualquer situação. Se a finalidade é melhorar de vida, ter mais saúde, realizar tarefas diárias ou se tornar um grande atleta, as dicas que apresentamos vão ajudar muito.

Veja a seguir outras dicas úteis para manter a motivação:

  • estabeleça metas e acompanhe o seu desenvolvimento;
  • não se compare com os outros;
  • escute música — além de ser um ótimo estimulante, ela melhora o ritmo e cria empolgação;
  • realize atividades em grupo.

O que você achou das nossas dicas para melhorar o condicionamento físico? Acredita que elas vão ajudá-lo nos treinos de Kung Fu? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários.

Mestre Gabriel
Mestre Gabriel

Praticante de Kung Fu desde 1980, fundou a TSKF Academia de Kung Fu em 1996, graduado Mestre pela Confederação Mundial de Kuoshu. É escritor, palestrante, ocultista e estudioso da entidade humana.

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